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sábado, 31 de março de 2012

Acordo entre Brasil e México é oficializado

   Divulgação
Nesta sexta-feira (30) foi finalmente publicada no Diário Oficial da União a revisão acertada entre os governos brasileiro e mexicano sobre o acordo de livre-comércio de veículos leves entre os países. O decreto (assinado em 15 de março) estipula que, até 2015, as importações deverão atender a um regime de cotas cujos valores serão aumentados progressivamente. Neste primeiro ano, o teto será de US$ 1,45 bilhão. 

O acordo entre Brasil e México foi assinado em 2002 e, desde então, nunca havia sido revisado. As mudanças foram exigidas pelo governo brasileiro, após um aumento “exagerado” do volume de carros mexicanos trazidos ao mercado brasileiro nos últimos dois anos. Com a maior quantidade de modelos importados, a balança comercial entre os países se desequilibrou a favor dos mexicanos, o que desagradou os líderes brasileiros. 

Editora Globo
Para sanar a situação, ambos os países acordaram em adotar um regime de cotas, que incluí também um aumento gradual do “conteúdo regional” – os componentes instalados. Em março de 2013, a cota será elevada a US$ 1,56 bilhão, com 35% (5% a mais) de peças produzidas na região. Em 2014, a cota limite sobe a US$ 1,64 bilhão, com iguais 35% de componentes. E finalmente, em 2016, a quantidade mínima de peças vai a 40%.

Vale ressaltar, porém, que as novas regras para o acordo bilateral entre Brasil e México não isentam os modelos do novo regime de IPI (imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos importados. Só estão livres do aumento de 30 pontos percentuais os carros e utilitários trazidos por montadoras que possuem fábrica no Brasil. Ou seja, modelos de marcas como Dodge e Mazda terão de pagar a sobretaxa cobrada desde dezembro passado. 



Confira abaixo os 16 mexicanos importados atualmente ao Brasil:

- Chevrolet Captiva
- Dodge Journey
- RAM 2500
- Fiat 500
- Fiat Freemont
- Ford New Fiesta hatch
- Ford New Fiesta sedã
- Ford Fusion
- Honda CR-V
- Nissan March
- Nissan Versa
- Nissan Sentra
- Nissan Tiida
- Nissan Tiida sedã
- Volkswagen Jetta
- Volkswagen Jetta Variant

terça-feira, 27 de março de 2012

Honda Fit 2013, com mudanças visuais, parte de R$ 51,8 mil


Honda anunciou na última quinta-feira (22) a linha 2013 do Fit, com mudanças visuais. O carro parte de R$ 51.800, que é o valor da versão DX (câmbio manual), e tem mudanças na gama, sendo oferecido em 6 versões. No facelift, paralamas dianteiros foram redesenhados e também há mudanças nos parachoques dianteiro e traseiro, na grade frontal e nos faróis. Segundo a marca, a capacidade do tanque de combustível foi ampliada para 47 litros (eram 42 l).
honda fit 2013 (Foto: Divulgação)

Os motores permanecem os mesmos. Na DX e na LX, o bloco de 1.4 litro 16V flex desenvolve 101 cavalos de potência a 6.000 rpm, com álcool. O torque é de 13 kgf.m a 4.800 rpm. A EX e a EXL são equipadas com o propulsor 1.5 16V flex de 116 cv a 6.000 rpm (álcool). O torque é de 14,8 kgf.m a 4.800 rpm.

honda fit 2013 (Foto: Divulgação)

De série, o Fit vem com ar-condicionado, vidro elétrico nas 4 portas e duplo airbag frontal. A garantia é de 3 anos.
Veja os preços da linha 2013:- DX (câmbio manual) - R$ 51.800
- LX ( manual) - R$ 55.700
- LX (automático) - R$ 58.900
- EX (manual) - R$ 62.120
- EX (automático) - R$ 65.720
- EXL (automático) - R$ 67.720

sábado, 24 de março de 2012

Fiat Grand Siena: maior e independente

Fabio Aro



Para ganhar o direito de ostentar o nome “Grand” estampado nas portas traseiras, o Fiat Siena malhou na academia: cresceu 13,4 cm em comprimento, 6,1 cm em largura e 5,3 cm em altura. Só de olhar você já percebe como ele ficou bombado, e isso ainda inclui uma distância entreeixos ampliada em 13,7 cm. Para se ter ideia, são 9 cm extras em relação ao novo Palio.
Aliás, nessa nova geração o Siena se desgarra de vez do Palio. Nas chapas de carroceria, apenas as portas dianteiras são comuns ao hatch. A dianteira segue um estilo com faróis mais finos e compridos que os do Palio, num visual que para muitos (e me incluo nessa lista) lembra o do JAC J3. A lateral e, principalmente, a traseira têm maior personalidade. Por dentro, o painel é o mesmo do Palio, garantia de bom acabamento. O que muda são os tecidos dos bancos e as saídas centrais de ar, quadradas no sedã e circulares no hatch.
Fiat
O espaço é melhor que o do Palio apenas no banco traseiro, que fica mais distante dos encostos da frente e é mais largo. A Fiat desenhou um banco que acomoda três passageiros com conforto digno, sem falar nos encostos de cabeça para todos. Mas, comparado aos rivais Chevrolet Cobalt e Nissan Versa, o Grand Siena não dispõe da cabine tão ampla. Já o porta-malas foi aumentado em 20 l, chegando a bons 520 litros de capacidade. A abertura é prática, feita pelo logotipo da Fiat, mas falta forração interna na tampa.